22 de maio de 2008

Metalinguagem²


O dicionário é um grande difusor da linguagem metalinguística, já que nele encontramos palavras que explicam o significado de outras palavras. A própria leitura do significado da palavra Metalinguagem é um ato altamente metalinguístico. Mas apresentarei aqui, um caso ainda mais extremo e prático de metalinguagem que descobri recentemente.

Dentre os meus hobbies, está presente a leitura periódica do dicionário. Até a letra "F" estou apta. Sei que meu hábito é álacre,bizarro,absorto, estrênuo, até enfado, mas não estou aqui debalde. Nem de balde. Por favor não me venham falar que meu Blog é uma zine. Ainda não cheguei até a letra "Z". Brincadeirinha...

Certa vez, em tais leituras, me deparei com a palavra Burocracia. E quando li seu significado, percebi espantada que a metalinguagem do momento não se resumia apenas à função do dicionário. Observem atentamente:

Burocracia: sf

1. Modo de administração em que os assuntos são resolvidos por um conjunto de funcionários sujeitos a uma hierarquia e regulamento rígidos, desempenhando tarefas administrativas e organizativas caracterizadas por extrema racionalização e impessoalidade, e também pela tendência rotineira e pela centralização do poder decisivo; 2. Classe dos funcionários públicos, especialmente os funcionários do Estado.

Agora me respondam, existe algo mais burocrático do que o significado da palavra Burocracia ?
O significado em si, desempenha seu próprio papel. Revela um exemplo vivo do que a palavra expressa. Bastaria um: "Enrolação e perda de tempo". Ou como diz minha mãe :" Procedimento utilizado para torrar a paciência e freqüentemente arrancar o dinheiro dos outros".
Se mudássemos a significação da palavra nos dicionários, antes de mais nada teríamos que mudar a aplicação da palavra em nosso dia-a-dia. Assim, perderíamos na intensidade desta metalinguagem, mas ganharíamos muito mais em tempo e clareza sem tanta burocracia linguística desnecessária.






*Vamos exercitar a metalinguagem ? Praticarei uma bem simples : "Escrever é muito legal". Escrevendo eu escrevo o que é escrever. Agora enquanto lê, você também pode praticar : "Ler é muito legal". Lendo você leu que a leitura é legal. Legal mesmo né ?

Nenhum comentário: