29 de julho de 2008

Os dez mandamentos para economizar água

Olá caros amigos,
Certa vez li estes "mandamentos" em um site sobre ecologia e achei muito bacana e útil. É sempre muito importante tentar contribuir nas mínimas coisas para que o meio ambiente seja preservado. Afinal, as mudanças grandiosas são compostas por pequenas mudanças unidas.

Eis aqui para todos !


1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.


2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.


3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.


4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.


7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.


8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.


9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.


10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

5 comentários:

Álvaro Andrade disse...

Êi, moça!
Qnt tempo.. rs

Muito bacanas esses vídeos! Mues primo me mostrou essa semana e eu adorei! Esse da mãe é demais.. tem outro também, "como acabar um namoro em 64 passo", algo assim, q é bem legal..rs

Bjão!

blogberona disse...

"É sempre muito importante tentar contribuir nas mínimas coisas para que o meio ambiente seja preservado"
...o verde tambem deverá ser verde para nossos filhos né? um pouco de atitude no dia a dia ajuda, e também, a conciência de não piorar...
Sou amigo do verde, e o verde (e o amarelo, e o vermelho, e o azul, e o cinza, e o viol...)necessita da água...
Dez mandamentos apoiados!

uma outra dica (que cai bem para quem mora em republicas, onde o visual da casa nunca está em primeiro lugar, hehe) é colocar lembretes nos locais de acesso a água... aqui fazemos isso, deu uma melhorada no consumo!

paz (e água!)

Fernando.

Clecia disse...

MUito bom post. Algumas dessas ações eu já faço e se cada um fizer a sua parte podemos sonhar com um futuro não tão desastroso, né? Bjos e uma ótima semana!

arritmia disse...

eu costumava levar 30 minutos no banho, escovar dente com torneira aberta e deixar as luzes todas da casa acesa quando estava sozinha, porque tinha medo =x

hoje eu tenho mania de luz apagada (fica tudo escuro), banho é em 5 minutos mas ainda rola aquele esforço pra fechar a torneira.. xB

Amiga, vai ter uma companhia de dança na segunda e terça feiras da semana que vem, pelo que eu ouvi falar é óóóótima!!

queria sua pessoa a me acompanhar, se puder ir me avisa!

bisous!

Carlinhos disse...

realmente são com maneiras práticas que conseguimos salvar a natureza...
porém muitos ainda tentam "empurrar com a barriga" achando que nada poderá ocorrer daqui a alguns anos, mesmo com provas concretas disso...

COMEÇEMOS DESDE JÁ, POIS AINDA DÁ TEMPOOOO!!!!